05 novembro 2012

Glamour Gótico: o look do momento


Entre tantas tendências que estão chegando, uma está tomando de verdade a minha atenção, é o glamour gótico que invade os editoriais de moda. Horas chamado de "barroco", horas chamados de "renascentismo", promove o encontro entre o luxo e a decadência num estilo que representou muito bem a vida nas cortes e parece representar nosso momento atual. A necessidade de ter uma vida despendiosa pode indicar a total decadência da vida humana. A lei do consumo se espalha sem fronteiras, enquanto o mundo clama por atenção e por uma vida mais sustentável.

Como usar o estilo sem entrar na decadência das contas de cartão de crédito?

1. Vasculhe o baú: da sua avó, ou aquelas caixas antigas da sua mãe. Sempre tem aqueles colares dourados, que todo mundo achava brega, mas que agora, (quem diria!) está super na moda. Anéis com pedras grandes, tecidos em brocados e muitas outras coisas podem surgir dessa aventura!

2. Invista nos mega acessórios. É... porquê MAXI, já era! Agora é MEGA! Mega brincos, mega colares, mega anéis, tudo com mega pedras. Esse tipo de acessório dá um up até numa camiseta branca.

3. Faça você mesmo. As aplicações de pedrarias, pérolas e canutilhos estão com tudo, principalmente próximo aos ombros, formando verdadeiras ombreiras. Será que não é a hora de dar um up em algumas peças antigas do seu guarda-roupa?

4. É hora de usar a sua costureira. Os tecidos brocados são caros, mas geralmente fazem muito efeito até nas peças mais simples, como uma saia rodada, ou um short curto. É hora de ir à uma loja de tecido e quem sabe, criar uma peça só sua!!









Editorial da revista How To Spend It 

4 comentários:

  1. Lígia, me ajuda! Dúvida fashion: como é q a tendência pode se chamar ora "barroco", ora "glamour gótico", se o barroco e o gótico são, estilisticamente, escolas tão diferentes??? Como é q pode??? Eu juro q não entendi! Me ilumina, Lígia! Beijo!!!

    ResponderExcluir
  2. Carla,
    na verdade a moda acha em pequenos detalhes a chance de dar "nomes"às coisas, no caso dessa moda do Barroco, eles estão trazendo do gótico a questão do estilo ter um "quê"de underground, de depressivo, e o fato de utilizar acessórios exagerados. Vestidos pretos em estilo "caça às bruxas" também vão aparecer. Aliás, se você ver o desfile do Lino Villaventura no SPFW, é exatamente isso. As cores de esmaltes e batons também, estão vindo em tons de "sangue", como vinho, vermelho escuro e um pouco de coral. (vou fazer uma matéria sobre isso).
    E tem mais, eu acho que a tendência mesmo deveria ser "renascentismo" que veio logo depois do barroco, e é quando os vestidos perdem os espartilhos,e tecidos maleáveis como a seda, entram em cena. Mas, alguém chamou de barroco.. aí já sabe! hahaahha

    ResponderExcluir
  3. Hummm... Entendi. Adoro esse tipo informação! Brigada pela paciência, Lígia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa de paciência... eu amo!! E adoro pessoas que conversam comigo!!

      Excluir