11 janeiro 2013

Moda das caveiras: de onde veio, para onde vai.

Oi meninas!
Ontem eu fui convidada para gravar o programa Tarde Livre na TV Diário e eles me pediram para falar um pouco sobre a moda das caveiras e cruzes. (O programa foi hoje ao ar, às 14:15).
Embora eu não seja adepta de nenhum das duas, acho a moda das caveiras super interessante. Talvez ela já esteja por aí há pelo menos uns dois anos, e é bem verdade que insiste em não ir embora.

Morte! Perigo! Perigo de morte! Esse é o significado quando a carinha cadavérica aparece em placas, mas na moda é tudo muito diferente!
No mundo fashion, a caveira é o símbolo da igualdade, nos lembra que todos somos iguais por dentro, e como vamos todos acabar do mesmo jeito no final.

O símbolo da caveira têm sido utilizado há muito tempo, mas fica bem difícil descobrir quando ele começou a ser abordado no mundo da moda.  O fato é que elas voltaram com força total após 11 de fevereiro de 2010, data do falecimento do estilista britânico Alexander McQueen. O designer adorava caveiras, as colocou em diversas coleções e era considerada sua marca oficial, embora não estivesse embutida na sua logomarca.



Com a morte do estilista, famosos que eram seus fãs passaram a utilizar suas criações para homenageá-lo, entre elas, estavam suas estampas de caveira. Foi então que o símbolo se proliferou por todo o mercado da moda.

Lady Gaga, cantora pop, era uma das amigas do designer e é uma das maiores difusoras da moda caveira.




A modelo britância, Kate Moss, era uma das melhores amigas de McQueen. Ela foi uma das que assumiu a caveira como estampa fashion.











Aqui no Brasil, a moda cadavérica de Alexander McQueen é bem representada por Alexandre Hercovitch. Coicidência, ou não, eles tem o mesmo nome e o mesmo amor por caveira.





E foi asism que a moda se difundiu de uma forma que lenços, blusas, vestidos, bolsas e sapatos ganharam suas versões cadavéricas. Depois de passar pelos ícones fashion, as caveiras viraram hit no universo teen. Hoje a moda é vista principalmente entre adolescentes. Se você é uma jovem garota, ou garoto, pode usar sem medo. Para o mais velhos, é preciso cuidado. No lugar de simples camisetas, invista em peças mais sofisticadas, e combine com bolsas e outros acessórios mais sóbreos, dando-lhe a seriedade que precisa, e impondo o estilo à sua idade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário