03 maio 2013

Ícone Fashion: David Bowie


David Bowie, nome artístico de David Robert Jones, inglês nascido em 1947. O camaleão do rock, o Ziggy Stardust, o Starman. Bowie é conhecido por seu papel no mundo da música, sendo super popular nas últimas 5 décadas por sua capacidade de renovar sua imagem e pela profundidade intelectual de sua obra musical. Além do sucesso musical (lançou singles como The Man Who Sold The World e Under Pressure,com o Queen), Bowie tornou-se famoso pelo mundo da moda.
Como estava sempre inovando e buscando novas imagens pra cara da sua música, acabou inovando no seu estilo e figurino por diversas vezes - assumiu várias personalidades durante esses anos - influenciando fãs, estilistas (alguns como Lanvin e Dries Van Noten) e virando referência no mundo da moda e das artes. 
Alguns figurinos do camaleão foram desenhados por ele mesmo e outros por grandes nomes, como Alexander McQueen. 
A influência que exerce até hoje é tão grande,  que após uma década (hoje com 66 anos) o artista lança mais um álbum e ganha uma exposição chamada David Bowie Is no Victoria & Albert Museum (love of my life!) em Londres com toda a retrospectiva de sua carreira. 
Sua trajetória fashionista começou nos anos 60, usando terninhos apertados e gravatas skinny. 
Logo depois veio o começo da sua androgenia...posou de vestido para a capa de seu disco intitulado The Man Who Sold The World. Na época, ele usava maquiagem e muito, muito brilho! Esse estilo deu origem  ao Glam Rock, em 1972, com o seu personagem Ziggy Stardust. Com cabelo vermelho, fantasias e unhas pintadas, Bowie destacava-se cada vez mais.
Em 1974, sua música se encaminhou mais para o funk e o soul. Para combinar, adotou um estilo um pouco mais discreto, mas sem deixar as suas peças coloridas de lado. Dois anos depois, o mundo viu nascer mais um personagem: Thin White Duke (magro e branco duque), onde rebuscava a moda do início do século XX. Em 77, mudou-se para Berlim e incorporou um visual mais sossegado e minimalista, lançando mais três discos.
Nos anos 80, Bowie emplacou vários hits...entre eles, sua parceria com o Queen antes já comentada aqui: Under Pressure. Nessa época, o camaleão aventurou-se até como ator, em filmes como Fome de Viver e A Última Tentação de Cristo. Seu look da vez? Ternos coloridos!
Na década de 90, voltou sua atenção para a música eletrônica e se jogou num estilo de vestir mais futurista e com estampas da bandeira do Reino Unido. Luxo!
Já em 2000, David Bowie ficou mais quieto e sua aparência mais recatada. Virou sinônimo de elegância e influência, com seus ternos pretos e ajustados.
Bowie casou-se com a modelo Iman Abdulmajid em 1992 e permanece casado até hoje, com uma filha. Ao longo de sua carreira, já lançou mais de 20 discos.
Para quem vai viajar para a Inglaterra em breve, a loja britânica de departamentos Selfridges montou um espaço dedicado para o cantor com peças de McQueen, Mary Katrantzou e Lanvin. 

Mergulhe nessa ideia de camaleão e inove seu estilo! Aqui vai um mural de inspiração à la David Bowie style!
Bowie inspirando coleção da Givenchy



David e sua esposa




Nenhum comentário:

Postar um comentário