26 fevereiro 2014

Chapéus voltam à cena fashion, se inspire e use.

Não se sabe ao certo quando os chapéus surgiram, se sabe que num primeiro momento, muito antes do nascimento de cristo, esse tipo de acessório servia para proteger a cabeça e os cabelos. Mas já entre os egípcios, os toucados dos faraós tornaram-se característica marcante do traje do governante e tinham uma função muito mais social do que de proteção.

Em diversos momentos da história, os acessórios de cabelo foram parte essencial da vestimenta para impor regras sociais. Com o poder de deixar a pessoa mais alta e de chamar muita atenção,  toucas e chapéus foram utilizados para firmar posição hierárquica.

Após a Revolução Francesa, que acabou em 1799, adereços de cabeça altos e com penas serviram para manter o glamour em tempos de recessão, quando as roupas, por lei, não podiam esbanjar luxo. No século XIX as roupas voltaram a ser extravagantes e os chapéus mais ainda. Grandes volumes eram vistos acima das cabeças, com enormes penas de pavão, tanto que em 1829 a revista inglesa La Belle Assemble os chamou de “monstruosos”.

Os chapéus entraram em declínio quando a procura por penas foi tão intensa que algumas espécies de aves quase desapareceram do mapa, e em 1913 leis proibiram o comércio de plumas na América do Norte seguida pela Inglaterra. Além de que, após a Primeira Guerra Mundial o excesso tornou-se em sinônimo de mal gosto.

No pós Guerra esses adornos voltaram em modelos de palha, lã e feltro, mas nos anos 60 e 70, a cultura pop do jovem desprezou os chapéus que ainda eram vistos como forma de afirmação hierárquica. Eles continuaram sendo vistos apenas em ocasiões especiais como em casamentos ou corridas.

Hoje, os chapéus voltam à cena por garantirem  grande impacto ao visual. Já viraram peça must-have entre as garotas mais estilosas. Pensando nisso, fizemos um ensaio mostrando o chapéu como peça chave de looks do dia a dia.

(Fonte de Pesquisa: Última Moda: uma história ilustrada do belo e do bizarro.  PubliFolha)

Fotografia: Rodrigo Patrocínio 
Produção: Lena Barros 
Maquiagem: Júnior Arão da Mulher Cheirosa
 Chapéu: Jomara Cid /  Look: Lid Store  /  Sandália: Arezzo

Chapéu: Arezzo  /  Look: Gisela Frank  /  Sandália: Arezzo 

Chapéu: Bagagem Extra /  Look: Queen Fashion  / Sandália: Arezzo 

Chapéu: Bagagem Extra  /  Look: Miss Lolla 


Chapéu: Jomara Cid  / Look: Anamac

Nenhum comentário:

Postar um comentário