10 março 2014

10 livros incríveis de moda para ler de graça

E aí, meninas?
Carnaval passou... quarta-feira de cinzas se foi... e os dois diazinhos da semana passada (quinta e sexta) foram só para relembrar o que é trabalho, né? Mas agora é hora de voltar de vez à labuta e aos estudos.
Então eu trouxe essa matéria que estava guardando à um tempinho, porque acho que agora é a hora dela!

Vocês já ouviram falar no MET? Ele é o Museu Metropolitano de arte de Nova York (Metropolitan Museum of art), um dos mais importantes museus do mundo. Você já esteve lá? Maravilha! Nunca esteve? Pois se prepare, porque você vai poder ter um pouquinho do museu em casa de uma forma maravilhosa (pelo menos eu achei!).

O MET liberou há algum tempo uma boa parte do seu acervo de livros para visualização gratuita na internet, no total são 250 obras sobre arte no mundo inteiro, entre eles muitos sobre moda e arquitetura. Uma fonte de inspiração e pesquisa dos sonhos! Alguns volumes você pode até fazer o download e imprimir. Os livros são de publicação do próprio MET, e contém informações sobre artes faraônicas até as contemporâneas, e isso inclui muita pesquisa sobre moda, formas de vestir, acessórios e muitas, muitas, muitas imagens! Ou seja, mesmo que você não esteja com o inglês afiado (todas as obras são na língua americana), dá para ver muita coisa bacana.

Os livros que falam diretamente sobre moda são cerca de 20, mas eu fiz uma curadoria e escolhi os 10 mais importantes. Lá embaixo tem os links de todos eles. Os livros são pequenos e de rápida leitura. Curtam a pesquisa!!


1. Christian Dior - Neste livro temos uma cronologia das criações de Dior, com diversas imagens dos vestidos que já foram expostos no Museu.
2. Haute Couture - a interessante e mágica história da Alta Costura contada através de peças icônicas das grandes Maisons. O livro é patrocinado pelo querido Karlzinho Lagerfeld. Ele mesmo, o designer da Chanel!
3. Our New Clothes: Acquisitions of the 1990s - Outro livro sobre a história da moda contada através das aquisições de toda a coleção de roupas, acessórios e artigos de livros que foram dadas pelo Instituto do Costume, no ano de 1990. A foto de cada costume vem acompanhada de uma explicação histórica. É como estar passeando por um museu. Eu amei!
4. Infra-Apparel - Conta a história das estruturas das roupas, com imagens das estruturas que marcaram época, como o espartilho pontudo que Jean Paul Gaultier fez para Madonna. (Lindo!!!)
5. La Belle Epoque - Com a tendência do retrô em alta, esse livro se torna essencial para o momento. Uma fonte rica de pesquisa em um livro de 44 páginas. Pena que tenha tão poucas imagens.
6. The Ceaseless Century: Three Hundred Years of Eighteenth-Century Costume - Esse livro mostra fotos de vestidos do século XVIII com detalhes minuciosos dos tecidos brocados, pregas e detalhes das saias super volumosas da época. 
7. Dangerous Liaisons: Fashion and Furniture in the Eighteenth Century - Outro livro contando a história da moda no seçulo XVII, mas com muita imagem. É quase um livro de fotos de pinturas. Lindo!
8. Bloom! - Uma coletânea de peças com temáticas botânicas. Um livro pequeno e cheio de imagens lindas de vestidos trabalhados no tema. Encantador demais, super romântico e feminino.
9. The Imperial Style: Fashions of the Hapsburg Era - Para quem ama histórias de Rainha tanto quanto eu, esse livro fala sobre moda na era Hapsburg, que é a época da Sisi, a famosa princesa de Viena. Essa história também se confunde com a história de Viena. Para quem já esteve lá, ou quem pretende ir, com certeza é um plus à viagem. Aliás, eu recomendo, Viena é umas das cidades mais lindas que eu já vi, e os palácios são incríveis. 
10. From Queen to Empress: Victorian Dress, 1837–1877 - Mais um livro sobre moda das Rainhas, dessa vez o estilo é Vitoriano, com foco no reinado da Inglaterra. O Reino Unido, foi um reino marcado por mulheres no comando da realeza, e com essas mulheres em foco, os costumes se tornaram ainda mais importantes. Para quem é apaixonada por Londres tanto quanto eu, isso significa unir história britânica com moda, em um mesmo livro. 

E aí? Já escolheu qual será o primeiro???



Nenhum comentário:

Postar um comentário