01 dezembro 2014

O smoking feminino - o que é e como usar

Fotografia de Helmut Newton
O Smoking é um traje de cerimônia masculino, mais simples que o terno, mas usado em ocasiões mais festivas. É composto de um casaco, uma calça (ambos feitos com o mesmo tecido), uma blusa branca trabalhada e um laço preto.
Em 1966 o estilista francês Yves Saint Laurent criou o "Le Smoking", versão feminina do traje. Na época a idéia foi escandalosa, pois trazia do mundo masculino não só na roupa, mas a idéia de poder para uma mulher já não tão delicada. Tanto que na imagem eternizada pelo famoso fotógrafo de moda Helmut Newton, a mulher é andrógina e minimalista, com cabelo curto, quase que assumindo o papel masculino. Essa peça escandalizou o mundo da moda e marcou época num momento em que as mulheres começavam a entrar no mercado de trabalho e estavam reconhecendo o seu poder na sociedade.
Hoje o smoking ainda é muito marcado pelo poder, e por isso, usado por uma mulher, dá a idéia de sensualidade.
No dia a dia esse traje pode ser extremamente poderoso para causar um impacto de estilo, por isso trouxe aqui algumas idéias bacanas de como usar.

 De forma bem tradicional, com gravatinha e tudo, assumindo uma postura bem masculinizada.

Na noite aposte numa calça skinni e scarpin com salto super fino. A clutch com brilho ajuda a deixar o look mais feminino.

Está super em alta (as fashionistas estão usando demais!!) usar o casaco fechado sem blusa por dentro. Uma forma super sensual de usar esse traje tão formal. Indicado para quem não tem muito peito (tipo eu! \o/ ).

Numa versão monocromática, fica lindo tanto para trabalhar como para arrasar num evento noturno.

Que tal dar uma cor? Numa versão mais colorida, aposte no casaco estampado e combine com uma bolsa ou sapato de cor coordenada.

 O Smoking já ganhou muitas formas divertidas de usar. Essa versão aposta no casaco formal e uma saia longa. Também pode!

Também vale pegar a parte de cima do smoking e coordenar com short ou saia. Para ficar ainda mais com "cara"de smoking, use o mesmo tecido do casaco na parte de baixo, se não joga um jeans mesmo e investe num estilo descolado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário