Diga-me com que marca andas e eu te direi quem és...
Mais um ciclo da moda se completa, isso significa que mais uma trend de tempos passados volta à tona.
Desta vez, é a logomania, tendência que se estabeleceu principalmente no início
dos anos 2000 e que faz o seu retorno triunfante sustentado pelas maiores marcas
do mundo, como Chanel, Dior, Fendi, Chloe e muitas outras que seguem o mesmo
caminho.
Essa mania de usar grandes marcas estampadas nas roupas, bolsas e
acessórios, nasceu no final dos anos 80, quando os jovens entraram no mercado
de trabalho e tornaram-se os empresários da vez. Mulheres e homens no auge dos
seus 30 anos chegavam à cargos executivos disputados e passavam a ter acesso à
altos salários.
Nesta época, a imagem de poder era a mais desejada. Usar roupas de
marcas renomadas passa a ser símbolo do “cheguei lá”, e bolsas como a famosa
Neverfull, da Louis Vuitton, ou as clássicas da Chanel, se transformaram em
verdadeiros troféus e podiam facilmente ser reconhecidas por todos, entregando
a seu dono o status de “sucesso”.
Mais tarde, já nos anos 2000, esses valores se estenderam e as empresas
passaram a se posicionar de diferentes formas, na qual cada uma tinha um
significado diferente. Escolher uma marca para estampar o corpo significava uma
séria de escolhas e de status e o ideal era ser fiel a uma, ou algumas delas,
pois isso demonstrava uma personalidade forte. Mas a verdade é que, usar
logomarcas, passavam muito mais pelo plano dos sonhos e desejos, do que pela
“real personalidade”.
Hoje a logomania volta com direito a “dança das cadeiras”, você não
precisa se prender à uma única “identidade” de marca porque a geração atual
entende que desempenhamos diversos papéis e que a mudança faz parte do nosso
estilo de vida, o que o sociólogo Bauman chamaria de “modernidade líquida”.
O que não muda é o desejo de usar uma marca para tentar se definir e pegar
emprestado os valores de uma empresa para se autopromover. Em tempos de
valorização da moda sustentável e retorno às origens como moral à ser seguida,
a volta da logomania parece ser um paradoxo fashionista. Qual é a sua opinião
sobre essa tendência? Vai usar? Não vai usar? Gosta? Me conta aqui nos comentários.
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