07 fevereiro 2020

Big Four: entenda como se organizam os principais desfiles de moda do mundo

Marc Jacobs verão 2019 - New York Fashion Week
Primeira coisa: quer ficar por dentro das notícias de moda, até mesmo aquelas pequenas? Então me segue no @ligianott, porque tem muita informação no feed e nos stories que não estão aqui!

O momento mais ilustre do universo fashion acontece nas célebres semanas de moda. É nelas onde as marcas podem exibir a parte mais glamourosa dos seus trabalhos e onde habita o material mais interessante para jornalistas e público em geral, seja dentro da passarelas ou fora delas, com os looks de street style.

TEMPORADA DE INVERNO 2020
Nesta quinta, dia 06.02, se deu o início da temporada de inverno 2020 com a primeira capital da moda: Nova York, nos Estados Unidos.
Embora seja a primeira do calendário oficial,  ela não tem sido a mais importante. Na verdade, a semana de moda da "Big Apple" está bastante desacreditada, com importantes marcas americanas levando os seus desfiles para outros lugares e em datas diferentes. Mas, de toda forma, continua sendo umas das mais importantes do mundo, estando entre as quatro principais capitais da moda no mundo.


BIG FOUR
O termo "big four" ou "grandes quatro" é usado para designar as quatro capitais mais importantes dos desfiles de moda. Quanto falamos de temporadas de desfiles, estamos falando sempre dessas quatro cidades que são:

Capitais da Moda - datas dos desfiles de Inverno 2020
1. Nova York - 06 a 12.02.2020
2. Londres - 13 a 18.02.2020
3. Milão (na Itália se chama Milano Moda Donna) - 18 a 24.02.2020
4. Paris - 24.02.2020 a 03.03.2020

A sequência de desfiles segue sempre essa ordem, começando pela New York Fashion Week (NYFW), logo em seguida a London Fashion Week (LFW) , depois a Milan Fashion Week (MFW) e por último e mais importante, Paris Fashion Week (PFW).
Na verdade, hoje a ordem é crescente, começando pela semana menos importante, caminhando para o "grande finale" em Paris.


O QUE ACONTECE ALÉM DAS "BIG FOUR"
É lógico que existem outras semanas de moda muito importantes como a de Tokio, no Japão e nossa São Paulo Fashion Week, que é reconhecida como a maior semana de moda depois das Big Four e da semana de Alta Costura.

Essas outras semanas de moda se organizam a partir das Big Four, já que não é muito esperto chocar com as datas das capitais da moda, em vista que os jornalistas e os holofotes estarão todos por lá. Fazer algum evento de moda na mesma data da temporada oficial, significa ficar abandonado pela mídia. E chamar a atenção da mídia espontânea, como a gente chama essa aparição em revistas, blogs, jornais e redes sociais - ou seja, mídia não paga - é o principal objetivo dos desfiles.

Brandon Maxwell verão 2019 - New York Fashion Week




Nenhum comentário:

Postar um comentário