04 março 2020

A tendências e detalhes do desfile Chanel

Em uma superprodução minimalista em tons de preto e branco (a clássica combinação da marca), o desfile da Chanel abraçou as questões feministas e apostou na liberdade feminina.
_

"Libredade", declarou* a designer Virginie Viard (estilista que assumiu a direção criativa da Chanel desde a morte de Karl Lagerfeld) no backstage do desfile. Acredito que essa coleção mostra que Viard encontrou o seu caminho na direção da Chanel.

Diferente de Karl Lagerfeld que era conhecido por ser mais tradicional (embora extremamente criativo e antenado), Virginie apostou numa mulher livre, utilizando a clássica linguagem Chanel em looks confortáveis, jovens e com glamour moderado.

Dentro dessa onda de empoderamento feminino, o tema não parece ser muito criativo. O "girl power" e os questionamentos sobre o papel da mulher na sociedade, virou pauta de praticamente todas as apresentações, desfiles e eventos de moda.

O que a Chanel traz de novidade, é o reforço sobre a empatia, mulheres apoiando outras mulheres, mulheres acreditando e valorizando outras mulheres. Essa mensagem aparece na passarela com as modelos entrando em grupos, umas ao lado das outras, em alguns momentos, inclusive de mãos dadas.
*De acordo com matéria da Vogue UK
_


A Chanel foi mais uma das marcas que mergulhou num passado distante para trazer novas inspirações para a coleção de outono/inverno 2020. (veja no post anterior)

INSPIRAÇÃO EDUARDIANA
A época é início do século XX (entre 1900 e 1920), e o lugar, é a Inglaterra. A Era Eduardiana corresponde ao tempo do reinado de Eduardo VII (Edward VII), quando a Inglaterra passou por profundas mudanças sociais.

Embora dê a impressão de que estamos falando de um momento rígido, foi também nesta época que as sufragistas lutaram pelo direito ao voto feminino, e é, portanto, um marco importante para o movimento feminista.

Na moda, o estilo eduardiano é marcado pelas golas super trabalhadas, os fraques  e casacos com o recorte arredondado na barra e os colares próximos ao pescoço com um grande pingente no centro.










Nenhum comentário:

Postar um comentário