15 junho 2020

O "New Look" e o consumo pós-pandemia





Embora uma Guerra Mundial não possa ser equiparada à pandemia que vivemos hoje, o “New Look” de Christian Dior, criado no pós-guerra, pode falar muito do que podemos esperar quando o mundo começar a voltar ao normal.
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Em fevereiro de 1947 a nova coleção de Alta Costura de Christian Dior causou fervor. Fazia 2 anos que a II Guerra Mundial havia terminado e a Europa ainda estava se recuperando economicamente.
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Nas ruas, o estilo utilitário dominava. As roupas priorizavam o conforto e a praticidade, sendo produzidas com pouco tecido e muitos bolsos.
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A coleção Corolle lançada por Dior rompeu completamente com esse padrão trazendo uma saia extremamente volumosa, ombros caídos e cintura marcada por espartilho, revisitando o estilo vitoriano do séc. XIV.
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A nova silhueta trazia de volta o otimismo, o glamour e o romantismo.  Exibiu o desejo das pessoas em consumir uma moda mais alegre e mais sofisticada, tentando deixar no passado os tempos de sofrimento e recessão. O sucesso da nova proposta fincou o estilo por toda a década de 1950 em praticamente todo o ocidente.



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